Burning Man

gustavo-santi-burning-man-brasil

COMO IR PARA O BURNING MAN?

O Burning Man foi uma das experiências que mudou a minha vida – antes mesmo de chegar no deserto. Foi pela conexão com os burners no Brasil que me senti chamado a fazer parte desta comunidade. Saiba mais sobre os 10 Princípios do Burning Man.

E por isso, em forma de gratidão e seguindo um dos princípios da comunidade Burn que é o de PRESENTEAR, decidi colocar aqui várias coisas que podem ajudar futuros Burners na ida pro deserto ou na construção de um evento regional em qualquer lugar do mundo. Basta fazer.

Primeiro: se você é do tipo que acha que pagar o ingresso já é ter tudo garantido e que não vai precisar se esforçar pra nada, já pode parar por aqui. Uma das características dos Burners é a de PARTICIPAR. Ou seja: não existem expectadores. Você irá para construir em um quadro em branco no meio do deserto.

#Siga a página da comunidade Burning Man Brasil no Facebook.

#Um pequeno vídeo da nossa última aventura no deserto ao som da obra que guiava uma meditação:

#Preparação – por onde começar? Acompanhe o site oficial com informações de eventos e datas importantes sobre ingressos (que começam a vender no começo do ano), early pass, vehicle pass, etc: burningman.org

dust-monkeys2016

#Leia o guia de sobrevivência (OBRIGATÓRIO): survival.burningman.org para já ter em mente o que você irá enfrentar no deserto.

#Separe dinheiro. Se for em reais e saindo do Brasil, se planeje: serão vários custos quando convertidos em dólares, como passagem aérea, hospedagem em hotel, hostel, etc. Mas com criatividade e contatos, consegue salvar uma graninha ficando em casa de amigos, couchsurfing, etc e pegando carona com a comunidade Burner que oferece espaços em seus carros rumo ao deserto.

#Se paneje – Fazendo uma lista resumida, do basicão, do que você irá precisar juntar dinheiro pra colaborar pro camp que vc for ficar (sim, a estrutura do Camp é você que monta. Se não quiser, pode ficar em um camp aberto, sem nada – chuveiro, cozinha, sombra – nada), aluguel de carro/gasolina, barraca, água, comida, roupas, googles, luzes, bicicleta, presentes, etc.

burning-man-aerial

O mínimo pra tudo, incluindo o ingresso que sai em torno de 400,00 dólares, com o dólar a R$3,00, pode dar em R$4.500 facilmente. Economizando, MUITO.

Mas como o Burning Man é uma escola 24/7, vale cada centavo investido. Ao chegar na cidade, o dinheiro não vai servir pra nada, apenas pra comprar gelo.

Fome e sede definitivamente não é algo que você irá passar em Black Rock City. Diversos camps oferecem refeições, bares abertos, café gelado, suco, sorvetes, bananas, enfim. Uma diversidade de sabores pra você aproveitar os 7 dias por lá. Mas não dependa disso.

Leve a sua comida e muita, muita água. Você vai precisar de uns 7 galões de 3 litros. 1 Galão por dia. Tenha uma garrafa que você possa levar com você o tempo todo nas aventuras pelo deserto. É muito fácil ficar desidratado no Burning Man, por isso: BEBA ÁGUA!

Sobre banheiro e chuveiros, vai depender da estrutura do seu camp. A organização do evento coloca banheiros químicos em vários lugares da cidade no deserto e você terá que andar até o banheiro pra fazer as suas necessidades. E para tomar banho, use Babby Wipes (lenços umedecidos). Você economiza muita água e tira toda a poeira que gruda na sua pele. Se tiver chuveiro no seu camp, aproveite os banhos curtos pra economizar água.

Para aproveitar melhor ainda, tenha uma caneca de metal com a cópia da sua identidade colada nela. Isso irá facilitar quando te oferecerem bebida alcoólica, onde todos precisam apresentar documento para comprovar ter mais de 21 anos.

O por último: NÃO DEIXE RASTROS – Um dos princípios do BM é o Leave no Trace. Respeite a Playa e o meio ambiente. Carregue todo o seu lixo com você! Nada, absolutamente nada pode cair no chão. Faça a sua parte para manter a Playa impecável e todo o lixo que você produzir, leve de volta com você. Se ver um amiguinho deixando um papelzinho cair no chão, cate!

Mais dúvidas? Deixe aqui nos comentários que será uma prazer responder. E se quiser encontrar mais informações, visite o site oficial www.burningman.org

*Edit – o encontro de 2017 foi muito intenso e decidi escrever o post “O que as fotos e vídeos não te contam sobre o Burning Man” no MKTfocus. 

Nos vemos na Playa )*(
gustavosantiburningman

Anúncios

2 respostas para Burning Man

  1. Marcos Issler disse:

    Muito bom Gus! Clap clap!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s