Vira e volta amigos me pedem dicas de lugares para visitar em São Francisco, na Califórnia, depois de morar muitos anos por lá. Por isso preparei este guia com lugares bacanas para conhecer.
Civic Center / City Hall
O edifício mais conhecido do bairro do Centro Cívico – a Prefeitura – foi reconstruído após o terremoto de 1906, com a construção concluída a tempo para a Exposição Internacional Panamá-Pacífico de 1915. Hoje, o prédio de dois blocos e sua cúpula dourada e projeções coloridas de luz LED são um ponto de encontro não só para os negócios do governo, mas também para eventos culturais e casamentos.
A Prefeitura original, e outras seções bem conhecidas do bairro, como a War Memorial Opera House e as praças públicas do bairro, foram construídas como parte do movimento Beautiful City, que era popular no século XIX. Esse movimento levou, não apenas à maior assembléia de prédios públicos neoclássicos no país fora de Washington, DC, mas à retenção dessas idéias em projetos modernos do bairro, como o novo Palácio da Justiça e da Biblioteca Principal da Plaza, e a conversão da Old Main Library para a casa do Asian Arts Museum.
Harvey Milk
Advogado de direitos civis
Milk era um líder civil e de direitos humanos que se tornou um dos primeiros funcionários eleitos abertamente nos Estados Unidos quando ele ganhou um assento na Camara de San Francisco em 1977.
A proclamação sem precedentes e sem remorso de Milk de sua autenticidade como candidato abertamente gay a cargos públicos, e sua subsequente eleição, nunca tinha acontecido na politica – como gay, bissexual e transgênero (LGBT) em nenhum lugar, quando a comunidade enfrentava hostilidade generalizada e discriminação.
Sua notável carreira foi tragicamente interrompida quando ele foi assassinado quase um ano depois de assumir o cargo.
Alamo Square Park
Álamo significa uma arvore popular em espanhol e, no início de 1800, o tronco solitário no Alamo Hill marcou um buraco de água ao longo da trilha a cavalo de Mission Dolores ao Presidio. O prefeito James Van Ness separou 12,7 acres do buraco em 1856, chamando-a de Alamo Square.
American Renaissance
O Renascimento Americano foi caracterizado por uma série de reformas políticas durante os anos de 1876 a 1917. O Renascimento Americano foi um período em que os Estados Unidos exibiram uma nova identidade nacional em tecnologia, arte e cultura. Eventos que tiveram um papel significativo em influenciar o Renascimento americano foram a industrialização do estado, dos agricultores e do Movimento Progressista.
Painted Ladies
Cerca de 48.000 casas nos estilos Vitoriano e Eduardiano foram construídas em São Francisco entre 1849 e 1915 (com a mudança de vitoriana para Eduardiana ocorrendo com a morte da rainha Vitória em 1901), e muitas foram pintadas em cores vivas. Como um crítico de jornal observou em 1885, “… vermelho, amarelo, chocolate, laranja, tudo que é alto está na moda … se os andares superiores não são de vermelho ou azul … eles são pintados em painéis rústicos de amarelo e marrom … Enquanto muitas das mansões de Nob Hill foram destruídas pelo terremoto de 1906 em San Francisco, milhares de casas mais modestas e produzidas em massa sobreviveram nos bairros ocidentais e do sul da cidade.
Durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, muitas dessas casas foram pintadas de cinza, com tinta da Marinha excedente de guerra. Outros dezesseis mil foram demolidas, e muitas outras tiveram a decoração vitoriana arrancada ou coberta com papel alumínio, tijolo ou revestimento de alumínio.
Um dos grupos mais conhecidos de “Painted Ladies” é a fileira de casas vitorianas na rua Steiner, entre 710 e 720, em frente ao parque da Alamo Square, em São Francisco. Às vezes é conhecido como “Cartão Postal da Cidade”. As casas foram construídas entre 1892 e 1896 pelo colaborador Matthew Kavanaugh, que morava ao lado da mansão de 1892 na 722 Steiner Street. Esse bloco aparece com muita frequência nas fotografias da cidade e de seus mercados de mídia e do mercado de massa e já apareceu em 70 filmes, programas de TV e anúncios, incluindo os créditos de abertura da série Full House (Três é demais).
Golden Gate Park
Um parque urbano gigante, que consiste em 1.017 acres (aproximadamente 4 kilometros quadrados) de áreas públicas. É administrado pelo Departamento de Recreação e Parques de São Francisco, que começou em 1871 para supervisionar o desenvolvimento do Golden Gate Park. Configurado como um retângulo, tem uma forma semelhante, mas é 20% maior que o Central Park, em Nova York, ao qual é frequentemente comparado. Tem mais de três milhas (4,8 km) de comprimento, de leste a oeste, e cerca de meia milha (0,8 km) de norte a sul. [3] Com 13 milhões de visitantes por ano, o Golden Gate é o quinto parque urbano mais visitado dos Estados Unidos depois do Central Park em Nova York, do Lincoln Park em Chicago e dos Parques Balboa e Mission Bay em San Diego.
Alívio do terremoto de 1906
Depois que o terremoto sacudiu San Francisco em 1906, o Golden Gate Park se tornou um local de refúgio para muitos que se viram sem abrigo. O Outside Landse tornou-se um local privilegiado para abrigar essas pessoas, e “barracas de terremotos” apareceram por toda a área. Dos 26 acampamentos de sem-teto oficiais na região do Golden Gate Park, 21 estavam sob o controle do Exército dos Estados Unidos.
Principais pontos do parque: De Young Museum, California Academy of Sciences, Japanese Tea Garden, Conservatory of Flowers, Beach Chalet, Moinhos de vento.
Sea Cliff
É conhecida por suas casas grandes e vista para o mar. Sea Cliff é um dos oito parques residenciais planejados pelo mestre em San Francisco; seu plano mestre foi desenvolvido pelo arquiteto paisagista Mark Daniels. Uma pequena praia pública chamada China Beach está localizada no bairro.
Alguns dos moradores atuais e passados mais conhecidos do bairro incluem o guitarrista Paul Kantner, o fotógrafo Ansel Adams, o ator Robin Williams, a atriz Sharon Stone, o ator Eugene Levy, o ator Cheech Marin, o fundador da Gap, Donald Fisher, o guitarrista do Metallica Kirk Hammett. magnata do setor imobiliário Clinton Reilly, magnata do setor imobiliário / cassino Luke Brugnara, empreendedor em tecnologia Jack Dorsey, CEO da San Francisco Giants, Larry Baer, ativista ambiental e doador político Tom Steyer e investidor de fundos pela democracia e sociedade aberta, George Soros. Miller, lendário presidente e CEO da Chevron (1966-1974). Walter Shorenstein, investidor imobiliário, que em determinado momento possuía 25% do espaço de escritórios comerciais na cidade de São Francisco, incluindo o icônico Bank of America Building.

GOLDEN GATE BRIDGE
A Golden Gate Bridge é uma ponte suspensa, com uma distancia de 1,6 km que conecta a Baía de São Francisco e o Oceano Pacífico. A estrutura liga a cidade de São Francisco ao condado de Marin, entre o “portão de ouro” carregando a Rota 101 dos EUA e a Rota 1 do Estado da Califórnia através do oceano. A ponte é um dos símbolos mais reconhecidos internacionalmente. Foi declarado uma das Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civil.
O guia de viagem do Frommer descreve a Ponte Golden Gate como “possivelmente a ponte mazis bonita, certamente a mais fotografada do mundo.” Na época de sua abertura, em 1937, era a mais longa e a mais alta. ponte suspensa no mundo, com um vão principal de 4.200 pés (1.280 m) e uma altura total de 746 pés (227 m).
Antes de a ponte ser construída, a única rota prática entre São Francisco e o que hoje é o condado de Marin era de barco através de uma seção da baía de São Francisco. Um serviço de balsas começou em 1820, com um serviço regular programado a partir da década de 1840 com o objetivo de transportar água para San Francisco.
Embora a ideia de uma ponte atravessando o Portão de Ouro não fosse nova, a proposta que finalmente se instalou foi feita em um artigo do San Francisco Bulletin de 1916 do ex-estudante de engenharia James Wilkins. O engenheiro municipal de San Francisco estimou o custo em US $ 100 milhões (equivalente a US $ 2,3 bilhões hoje) e impraticável para a época. Ele perguntou aos engenheiros de pontes se poderia ser construído por menos.
Um que respondeu, Joseph Strauss, um ambicioso engenheiro e poeta que, em sua tese de pós-graduação, projetou uma ponte ferroviária de 89 quilômetros ao longo do Estreito de Bering. Na época, Strauss havia completado cerca de 400 pontes levadiças – a maioria das quais no interior – e nada na escala do novo projeto. Os desenhos iniciais de Strauss tinham o objetivo de permitir um balanço maciço de cada lado da ponte, conectado por um segmento central de suspensão, que Strauss prometeu que poderia ser construído por US $ 17 milhões (equivalente a US $ 391 milhões hoje).
As autoridades locais concordaram em prosseguir apenas com a garantia de que Strauss alteraria o projeto e aceitaria contribuições de vários especialistas em projetos de consultoria. Um projeto de ponte suspensa foi considerado o mais prático, devido aos recentes avanços na metalurgia.
Strauss foi engenheiro-chefe encarregado do projeto geral e da construção do projeto da ponte. No entanto, como ele tinha pouca compreensão ou experiência com projetos de suspensão a cabo, a responsabilidade por grande parte da engenharia e da arquitetura recaiu sobre outros especialistas. A proposta inicial de projeto de Strauss (duas extensões de cantilever duplo ligadas por um segmento de suspensão central) era inaceitável do ponto de vista visual. O projeto de suspensão final foi concebido e defendido por Leon Moisseiff, engenheiro da Manhattan Bridge em Nova York.
Suicidios
A Ponte Golden Gate é a segunda ponte suicida / local de suicídio mais usado no mundo, depois da Ponte do Rio Nanjing Yangtze. O deck fica a cerca de 75 m acima da água. Após uma queda de quatro segundos, os saltadores atingem a água a cerca de 120 km / h. A maioria dos saltadores morrem de trauma do impacto. Cerca de 5% dos saltadores sobrevivem ao impacto inicial, mas geralmente se afogam ou morrem de hipotermia na água fria.
Após anos de debate e mais de uma estimativa de 1.500 mortes, as barreiras suicidas começaram a ser instaladas em abril de 2017. A construção levará aproximadamente quatro anos a um custo de mais de US $ 200 milhões.
Presidio of San Francisco
O Presídio de São Francisco (originalmente, El Presidio Real de São Francisco ou A Fortaleza Real de São Francisco) é um parque e ex-forte militar do Exército dos EUA no extremo norte da península de San Francisco, em São Francisco, Califórnia, e faz parte a área de recreação nacional do Golden Gate.
Tinha sido um local fortificado desde 17 de setembro de 1776, quando a Nova Espanha estabeleceu o presídio para ganhar uma posição segura na Alta Califórnia e na Baía de São Francisco. Passou para o México, que por sua vez passou para os Estados Unidos em 1848. Como parte de um programa de redução militar de 1989 sob o processo de Realinhamento e Encerramento de Base (BRAC), o Congresso votou pelo fim do status do Presidio como uma instalação militar ativa do Exército dos EUA. Em 1 de outubro de 1994, foi transferido para o Serviço Nacional de Parques, terminando 219 anos de uso militar e iniciando sua próxima fase de uso comercial e público.
O parque é caracterizado por muitas áreas arborizadas, colinas e vistas panorâmicas com vista para a Ponte Golden Gate, a Baía de São Francisco e o Oceano Pacífico. Foi reconhecido como um marco histórico da Califórnia em 1933 e como um marco histórico nacional em 1962.
Pacific Heights
Pacific Heights é um bairro que é conhecido pelas pessoas notáveis que residem na área. Tem vistas panorâmicas da Ponte Golden Gate, da Baía de São Francisco, do Palácio de Belas Artes, de Alcatraz e do Presidio.
A Pacific Heights Residents Association define a vizinhança como se estendendo da Union Street até a Bush Street na direção norte-sul e da Van Ness Avenue até a Presidio Avenue na direção leste-oeste. A partir de 2017, o Google Maps delineia sua extensão norte-sul de forma mais restrita, indo da Green Street até a California Street.
Em 2013, Pacific Heights foi nomeado o bairro mais caro dos Estados Unidos. O artigo afirmava que, se a Pacific Heights de São Francisco tivesse seu próprio código postal, seria o lugar mais caro para se morar nos Estados Unidos.
Residentes:
Larry Ellison: co-fundador e CEO da Oracle Corporation
Jonathan Ive: designer-chefe da Apple Inc.
Jay Paul: desenvolvedor imobiliário bilionário
Nancy Pelosi: Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
Danielle Steel: autor
Peter Thiel: co-fundador do PayPal
Harley K. Dubois: Founding Board Member and Chief Transition Officer, Burning Man Project.
Uma Babá Quase Perfeita – Casa

Filme de 1993 com Robin Williams
2640 Steiner Street
https://goo.gl/maps/e8JZj5hzBQ42
Fisherman’s Wharf
O Fisherman’s Wharf de São Francisco recebe seu nome e características de bairro desde os primórdios da cidade até meados dos anos 1800, quando os pescadores imigrantes italianos chegaram à cidade pela baía para aproveitar o fluxo de população devido à corrida do ouro. Um deles, Achille Paladini, encontrou o sucesso de atacar peixes locais como proprietário da Paladini Fish Company e passou a ser conhecido como o “Rei dos Peixes”. A maioria dos pescadores imigrantes italianos instalou-se na área de North Beach, perto do cais, e pescaram as iguarias locais e o agora famoso caranguejo de Dungeness. A partir de então até os dias atuais, permaneceu a base da frota pesqueira de São Francisco. Apesar de seu redesenvolvimento em uma atração turística durante os anos 1970 e 1980, a área ainda é o lar de muitos pescadores ativos e suas frotas.
Em 2010, um plano de desenvolvimento de US $ 15 milhões foi proposto por autoridades municipais na esperança de revitalizar sua aparência para os turistas e reverter a tendência de queda da área entre os residentes de São Francisco, que têm evitado a localidade ao longo dos anos.
Uma das atrações turísticas mais movimentadas e conhecidas no oeste dos Estados Unidos, o Fisherman’s Wharf é mais conhecido por ser o local do Pier 39, do Cannery Shopping Center, da Ghirardelli Square, do museu Ripley Believe it or Not, do Musée Mécanique, do Wax Museum. no Fishermans Wharf e no Parque Histórico Nacional Marítimo de São Francisco.
Ghirardelli Square
Em 1893, Domenico Ghirardelli comprou todo o quarteirão da cidade para entrar na sede da Ghirardelli Chocolate Company. No início dos anos 1960, a Ghirardelli Chocolate Company foi comprada pela Golden Grain Macaroni Company, que mudou a sede para San Leandro e colocou a praça à venda.
Palace of Fine Arts
O Palácio de Belas Artes é uma estrutura monumental originalmente construída para a Exposição Panamá-Pacífico de 1915, com o objetivo de exibir obras de arte apresentadas lá. Uma das poucas estruturas sobreviventes da Exposição, ainda está situada em seu local original. Foi reconstruída em 1965, e a renovação da lagoa, passarelas e um retrofit sísmico foram concluídos no início de 2009.
Cow Hollow
Cow Hollow é um bairro geralmente rico, localizado entre o Russian Hill e o Presídio e que faz fronteira com o distrito de Marina, de um lado, e Pacific Heights, do outro. A terra era usada para pastagem de vacas (como o nome sugere) e um assentamento para os pescadores (o litoral era muito mais próximo dessa área do que é agora). A principal rua de compras é Union Street, conhecida por seus restaurantes, boutiques, spas e centros de bem-estar.
Lombard Street
A Lombard Street é conhecida pelo bloco de mão única em Russian Hill entre Hyde e Leavenworth Streets, onde oito curvas fechadas fazem a rua mais tortuosa do mundo. O projeto, sugerido inicialmente pelo proprietário Carl Henry e construído em 1922, pretendia reduzir o declive natural de 27% da colina, que era muito íngreme para a maioria dos veículos. O bloco torto tem 180 metros de comprimento, é de sentido único (descida) e é pavimentado com tijolos vermelhos. O sinal no topo recomenda 5 mph (8 km / h). A rua recebe cerca de 250 veículos por hora, com tráfego médio diário chegando a 2630 veículos. Durante os horários de pico, os veículos têm que esperar até 20 minutos para entrar na Lombarr Street, em uma fila que pode chegar à Avenida Van Ness.
O cable car pára no topo do quarteirão da Hyde Street.
Columbus Avenue (bom para tirar foto da pirâmide).
A Columbus Avenue é uma das principais ruas de São Francisco que atravessa diagonalmente as áreas de North Beach e Chinatown de San Francisco, das ruas Washington e Montgomery pela Transamerica Pyramid até a Beach Street perto de Fisherman’s Wharf. Esta rua é o lar de vários locais notáveis, como Jack Kerouac Alley, em homenagem ao poeta Jack Kerouac, à livraria City Lights, ao Vesuvio Cafe e ao Bimbo’s 365 Club.
O nome original da rua era Montgomery Avenue e foi construído na década de 1870. Foi renomeado Columbus Avenue em 1909
Chinatown
A Chinatown, localizada na Grant Avenue e na Stockton Street, em São Francisco, Califórnia, é a Chinatown mais antiga da América do Norte e o maior enclave chinês fora da Ásia. Desde a sua criação em 1848, tem sido muito importante e influente na história e na cultura dos imigrantes de etnia chinesa na América do Norte. Chinatown continua a manter seus próprios costumes, idiomas, locais de culto, clubes sociais e identidade. Existem dois hospitais, vários parques e praças, um posto de correios e outras infraestruturas. Enquanto os imigrantes recentes e os idosos optam por viver aqui por causa da disponibilidade de moradias populares e sua familiaridade com a cultura, o local também é uma grande atração turística, atraindo mais visitantes anualmente do que a Ponte Golden Gate.
Nob Hill
Nob Hill é um bairro que é conhecido pelos inúmeros hotéis de luxo e mansões históricas. Tem historicamente servido como um centro da classe alta de São Francisco. Está entre os bairros de maior renda nos Estados Unidos, bem como um dos mercados imobiliários mais desejados e caros do país.
É um destino de luxo em San Francisco, devido aos seus inúmeros restaurantes com estrelas Michelin, boutiques, instituições culturais, galerias de arte e monumentos históricos. O bairro recebeu o nome de uma das sete colinas originais de São Francisco.
O bairro foi destruído no terremoto e incêndio de 1906, exceto pelas paredes de granito que cercavam as mansões de Stanford, Crocker, Huntington e Hopkins. Essas paredes permanecem e cicatrizes negras causadas pela fumaça dos incêndios intensos que queimaram após o terremoto ainda podem ser vistas.