Sobre o SER

Aprendi nessa vida que sempre teremos que mudar o texto, porque o contexto da vida sempre muda. Você evolui, o mundo evolui e as pessoas também evoluem.

É fato que não dá pra parar no meio dessa evolução e ficar acomodado, como uma carpa no fundo do lago. Acredito que tem que subir a cachoeira pra virar um dragão.

Se errarmos e não aprendermos no meio de toda essa evolução, nós morremos. O coração continua batendo mas é como uma morte em vida porque a estrela para de brilhar. Já me encontrei no meio do caminho, ou até mesmo sem caminho, quase que perdendo o brilho nos olhos.

Mas como muitos viajantes compartilham: é preciso se perder pra se encontrar.

E já se foi o tempo em que viver sem foco, sem rumo, deixando “a vida te levar”, ganhava espaço na minha vida.

A mudança acontece quando nós decidimos viver. Ter espírito de procura e entusiasmo pra seguir em frente. Até porque, não tem problema em viver errando, acertando, perdendo ou ganhando. Faz parte do jogo e sempre têm um prêmio grátis: o aprendizado.

E conhecimento é uma coisa que ninguém perde, ninguém te tira. A não ser que você deixe “a vida te levar”.

Aprendi que o carma alheio não é o meu carma. Que posso sorrir e continuar feliz mesmo que não receba um sorriso de volta. São várias as circunstâncias que a vida irá nos proporcionar, e isso faz parte dessa grande aventura dos altos e baixos.

Mais vale manter uma existência cheia de energia ao mudar a perspectiva sobre o mundo. Enxergar o lado bom de tudo, até nos piores momentos do dia. O universo funciona muito bem pra quem adora desafios e nasce, em carne e osso, pra transformar o carma – e o mundo.

Acredito piamente, baseado no que conheço por cosmos, que somos estes seres extraordinários que foram enviados pra Terra, vindo da poeira das estrelas, pra fazer a minha parte em prol da felicidade.

Mas de quem? Não só da minha felicidade, mas de quem está comigo, de quem eu não conheço, de quem talvez até não goste de mim.

Até porque o carma do outro não é o meu carma. E é preciso separar, elevar o estado de vida e viver sem abraçar o carma alheio. Viver transmitindo energia boa e atraindo aquilo que nós mesmos plantamos, sem pedir, sem se culpar, é uma experiência incrível.

Aprendi que é muito válido estudar não só uma, mas diversas filosofias de vida que nos colocam em conexão com o universo, como um todo. Isso irá nos fazer pessoas mais felizes, sim.

Viver é uma roda em constante movimento, que gasta e gera energia ao mesmo tempo. E é nesse movimento que nós mudamos o mundo (tanto para o lado bom como para o lado ruim). E pra ser uma célula construtiva, basta transmitir paz, fazer o bem. Seja separando o lixo ou acordando com um sorriso no rosto.

Vale uma ajuda, uma amizade verdadeira ou ser simplesmente uma companhia em silêncio. Sendo só um camarada, ou um irmão de verdade. Vale ser o namorado também, o marido ou apenas o date. Pode (e deve) ter/dar prazer. Que seja para uma pessoa, ou que seja para 300.

Nós gastamos – e geramos – muita energia apenas sendo o filho, ou o pai, o amigo, o vizinho, o colaborador ou o empresário. 

E nessas interseções do SER que o AMOR é importante, porra! Porque quando nós fazemos tudo com amor (para si e para os outros), tudo muda…

O coração bate mais leve, nosso espírito evolui, o mundo evolui e as pessoas também evoluem. E sem menos perceber, já conseguiu mudar o mundo sem ao menos perceber. Se fundiu com o universo vasto, sem deixar a vida te levar.

gustavo santiGustavo Santi

@gustavosanti
LinkedIn/gustavosanti
YouTube

Anúncios

Uma resposta para Sobre o SER

  1. Pingback: Roda Viva | Gustavosanti's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s