Ganhando + 10 kilos ! O quanto você está disposto a mudar?

Depois de ler o post da @CadyWitter com a vitória dela comemorando a vitória de menos 10 kg achei digno escrever sobre a minha experiência para ganhar peso, que convenhamos, não foi nada fácil.
antes-e-depoisA história de voltar a treinar começou depois de uma sensação de fraqueza ao escutar em uma reunião “Nossa Gustavo, como você está magro!” na frente de todos, com um recalque que mesmo batendo e voltando, fez me sentir fraco, pequeno e doente. E na verdade eu estava trabalhando que nem um condenado, dedicando minha vida e minha saúde para o trabalho e outras atividades sociais e de estudo. Foi quando me olhei no espelho e vi um homem magro, fraco, com olheiras e reparei que estava fazendo muito pelos outros e pouco por mim mesmo, chegando a comer 1 pão de queijo como almoço “na correria” de um dia cheio de trabalho. Isso rendeu mais cansaço e claro, estresse e baixa produtividade.

pos-operatorio-desvio-septoFoi depois de passar por uma cirurgia de desvio de septo, depois de meses procurando tratamento e um santa médica que pudesse fazer a cirurgia pelo maldito plano de saúde, que voltei a respirar de verdade e determinei “irei voltar a academia”. Já com um nariz novo e muita disposição, voltei a praticar musculação religiosamente 6 vezes por semana.

Como era antes?
Antes do treino e com uma dieta de um animal sofrido, comia o que tinha em casa por morar sozinho e administrar a alimentação erroneamente, comendo o sagrado pão da manhã com café com leite, almoçando fora o prato do dia (acompanhado de frituras quando tinha), um pão de queijo à tarde (quando não eram bolachas recheadas de gordura), muito café durante o serviço (achando que estava dando um empowering no cérebro) e, se tivesse disposição e comida em casa, fazia uma salada pra saciar a fome à noite e poder dormir com a consciência tranquila de um ser vivo, quase vegetando.

Os finais de semana eram regados de cerveja e qualquer aperitivo como acompanhamento. O que me deixou com um maldita pança e uma desidratação disfarçada pelo refresco da loira. E não parando por aí: dormia muito mal por não cuidar bem dos horários das alimentações, o que gerou mais estresse, cansaço, baixa produtividade e logo: o fundo do poço.

Com 175cm de altura, pesava 64kg e acreditava ser saudável. Mas na verdade estava muito fraco e achando que o trabalho, os estudos e a espiritualidade em dia faziam da minha vida uma existência digna, só que não.

O processo:
O primeiro passo é tomar coragem para voltar a treinar. Afinal, mudar os seus horários e se adaptar a qualquer coisa diferente nesse mundo é muito difícil, já que fazer diferente é desconfortável por natureza para o ser humano. Pois bem, sobrevive aquele que tem maior facilidade para se adaptar às mudanças. E foi nesse espírito que voltei a treinar à noite, mesmo magrelo e com vergonha dos saradões na academia, que mais parecia uma boate gay nas noites cheias.

Logo depois de 1 semana de treino, você começa a sentir as dores musculares dos exercícios. Essa é a parte desconfortável da mudança. Seu corpo vai doer, você irá transpirar, terá mais uma muda de roupa pra lavar por dia e tudo mais. Só que os benefícios são muito maiores: logo no primeiro mês já percebi que minhas noites de sono foram maravilhosas. Além de voltar a sonhar durante a noite, voltei a sorrir mais durante o dia, já que a testosterona estava em alta e a cortisona gritando no corpo para lutar contra o estresse. E essa sensação de bem-estar que sentimos durante o dia é fruto de muita serotonina que produzimos ao praticar exercícios físicos.
exercicio-e-cognicaoInfográfico traduzido: Brain Rules – John Medina

Os benefícios do exercício:
– Noites bem dormidas
– Olheiras foram embora
– Disposição para acordar
– Maior capacidade de cognição
– Menos dores no corpo
– Mais energia durante o dia
– Apetite maior
– Melhor desempenho sexual
– Alegria constante durante o dia
– Elogios dos amigos quando te veem

Alimentação
gym-rat-foursquareLogo depois de 1 mês inclui como pré-treino o whey protein . Mas mesmo com 3 meses tomando whey e treinando que nem um camelo ainda não vi grandes resultados além de transformar a pança em músculos rígidos. Foi quando comecei a seguir o exemplo de quem entendia da coisa: me espelhando em quem sabe e tem experiência, mudei completamente a minha alimentação. Nada como um bom amigo rato de academia e com uma dieta invejável, que me incentivou a comer direito e incluir diversos ingredientes essenciais para obter um bom resultado. Para ganhar peso não é preciso comer muito, é preciso comer bem. Passei a comer de 3 em 3 horas, distribuindo a quantidade certa de carboidratos, proteínas e outro nutrientes que o corpo precisa.

Frutas que passaram a fazer parte do meu cardápio diário: banana, maçã, morango, açaí e abacate.
O cítricos são ótimos pois ajudam na cicatrização, como laranja e limão.
Grãos: granola, castanha do pará, amêndoas e cereal de milho dão uma sustância legal.
Legumes e verduras das mais variadas à noite, fazendo aquela salada bem colorida com pitadas de azeite.
Para ganhar peso: muita massa (macarrão, recheadas), queijo, leite e iogurte.
E vale complementar com suplementos. O pré-treino C4 só se estiver muito cansado à noite, porquê o negócio é MUITO forte e pode zoar o estômago. Vale glutamina, Malto dextrina durante (pra não cair durante o treino) e whey sempre depois dos exercícios.

Resultado: chegando a 74 kilos bem distribuídos. Hoje me sinto muito bem, obrigado.

Agora chegou a hora de mudar novamente a dieta para ter resultados diferentes. E acredito que cada um tem uma necessidade específica, por isso é importante testar e mudar, comer em horários controlados, distribuir os nutrientes no decorrer do dia e ser mais feliz com novos resultados. O nosso corpo é um protótipo e só funciona em atividade, em movimento. Depois dos benefícios, além de estéticos, o que vem de bom mesmo é a qualidade de vida.

Faça tudo sempre com acompanhamento de quem sabe. Estude, pesquise, experimente, teste e continue correndo, nadando, pulando, alongando, enfim… mexendo o corpo. Pois a nossa estrutura corporal é fantástica e só damos valor nela quando a gente perde a saúde que tanto precisamos para viver bem.

Vamos em frente !

Anúncios

Sobre Gustavo Santi

Blogger @MKTfocus Partner at @LaboratoriumBr Articulist @Ecommerce_Br Twitter @gustavosanti
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Ganhando + 10 kilos ! O quanto você está disposto a mudar?

  1. Danielle disse:

    Adorei todas as dicas Gu!
    É muito bom te ver bem! Fico muito feliz pelas suas conquistas! E ler o que você escreve sempre me dá muito animo para encarar a vida.
    Beijos

    Dani

  2. Rob disse:

    E mais um motivo para me inspirar em ti?
    Claro pois seres iluminados sempre nos mostram o caminho da luz!
    Cara adorei muito seus relatos. Também estou na correria da academia e tentando me enquadrar nas dietas, mas ainda falta montar uma tabela e ter uma amigo “rato de academia”, mas o primeiro passo, que foi iniciar, já foi dado.
    Abraços meu amigo

    • gustavosanti disse:

      Ei Rob! Fico muito grato com as suas palavras. Vamos dar continuidade nesse processo hein, firme e forte.
      Quando nos encontrarmos vamos trocar boas experiência. Cada dia é um tijolinho o/
      Abração

  3. Jon disse:

    Poxa… Massa, estou nesse dilema. Pois bem, durmo todo dia 1h da manhã para acordar as 5h 30min, e além de tudo eu tbm tomo o dia todo o CAFÉ (me identifiquei na hora)… Mas enfim, que bom que alcançou o seu objetivo!!! Adoreii o post e pode ter certeza que mudarei tbm.
    Meu sonho é alguém chegando perto de mim e falar: ” Nossa é você mesmo, ta bonito heim!” kkkk
    Valeu cara. \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s