Nunca é tarde para aprender inglês – Comece agora!

aprender-ingles-viajar

Há um tempo tenho incentivado amigos que enfrentam o desafio de aprender uma segunda língua. No caso, o inglês. Até porque eu mesmo continuo estudando, errando e aprendendo, mesmo me considerando “fluente”.

Quando falei para algumas pessoas no Brasil, que era importante estudar outra língua, ouvi que não precisavam disso porque “são orgulhosos de serem brasileiros”. Ora pois, aprender uma outra língua não fará de você menos brasileiro – muito pelo contrário.

Poderia escrever um post inteiro só com benefícios de se falar – também – o inglês. Mas entre os maiores deles, estão: para a sua vida profissional, para a sua vida acadêmica e para mudar a sua visão de mundo.

Fora do Brasil, tive a oportunidade de morar em um co-living. Um prédio hotel/hostel que hospedava estudantes, estagiários e pessoas em transição que paravam ali, do mundo inteiro. Quando nos reuníamos, percebi que jovens de diversas nacionalidades falavam muito bem o inglês, enquanto nós, brasileiros, não falávamos tão bem – o que não nos impedia de socializar daquele jeitinho que só nós sabemos.

aprender-ingles-california

Já vi vários alunos acreditando que, conseguindo o diploma no final do curso, já teriam atingido o seu objetivo final. Mas isso é uma grande mentira que criamos para nós mesmos porque o diploma não irá falar por você.

Presenciei vários alunos que chegavam atrasados, faltavam, não faziam a lição de casa. Queriam apenas assinar a lista de presença. Falavam as suas línguas nativas com os amigos nas aulas e, pra completar, queriam copiar a minha lição de casa antes que a professora visse os seus cadernos. Pode? O que me deixou bem irritado e me motivou a escrever isso aqui.

Não importa a escola, o curso ou o intercâmbio que você faz. Nem o quanto você paga, se ganha certificado ou não. O que importa, na real, é a sua DECISÃO de adotar o inglês como segunda língua – pra vida toda. Somente assim nós criamos hábitos diários que irão fazer o nível de inglês decolar como nunca.

Falar inglês não deve ser tratado como obrigado, mas como direito.

Conheço várias pessoas que nunca fizeram curso e aprenderam o inglês sozinhos, na cara e na coragem. Não é uma coisa que se “deixa pra amanhã”, pra “quando sobrar tempo” ou “quando tiver dinheiro”. Quem quer, mesmo sem escola, tempo e dinheiro, vai lá e aprende. Ponto.

Então segue aí alguns hábitos que adotei no meu dia-a-dia que me ajudam muito no aprendizado e tenho certeza de que irão ajudar vocês também:

TENHA UM CADERNO DE INGLÊS
Vários estudos comprovam que o exercício corporal potencializa o aprendizado. Falar é bem diferente de escrever com papel e caneta. Ao escrever textos em inglês, você fará um esforço físico, com o seu braço, suas mãos e músculos do seu corpo, e o teu cérebro irá reagir: gravando as palavras, regras e expressões com mais intensidade. Portanto, escreva! Tenha sempre duas canetas na sua mochila/bolsa pra nunca deixar alguma anotação importante passar batida.

exercicio-e-cognicao

ADOTE UM SITE ESTRANGEIRO
Não importa o tipo. Que seja um site de notícias internacionais, esportes, ciência, tecnologia, política… Escolha um do seu interesse. Coloque o site nos favoritos do seu navegador e, todo dia que você abrir o seu computador, ao invés de abrir o Facebook, vai lá  no site que você favoritou e escolha um artigo/notícia pra ler – todos os dias.

mashable

Social Networking, Social Media, News, Web, Technology, Web 2.0, Tech, Information, Blog, Facebook, YouTube, Google

LEIA UM TEXTO COMPLETO
Vivemos um mundo caótico porque as pessoas não leem. E No Brasil, a situação é ainda pior. São pouquíssimas pessoas que leem livros e textos inteiros. Muitos acreditam e se baseiam apenas em títulos de notícias. Imagine em inglês? Dá uma preguiça danada! É muito difícil ler um texto onde não se entende muita coisa. A vontade de desistir é muito grande – eu sei. Mas esse é o barato do jogo: escolha um texto e enfrente ele como um desafio, não como uma atividade exaustiva e entediante. Vá anotando as palavras que você não entendeu. Depois continue até o final, pra reforçar as palavras que você já tinha visto antes. Pegue 3 PALAVRAS por dia. Só 3 é o suficiente para o seu cérebro assemelhar e gravá-las com mais força. – escreva a tradução das palavras 3 vezes. Repita. Construa frases com essas 3 palavras. Pronto. Você aprendeu 3 palavras hoje.

aprender-ingles-google-tradutor

Coloque o botão do Google Translator na sua barra de favitorios

ASSISTA FILMES COM LEGENDAS EM INGLÊS
Além de se divertir e acompanhar seriados, é uma excelente maneira de aprender como se pronunciar e praticar também. Por mais que você não entenda nada do que eles estejam falando, continue. Não desista. Você irá aprender ao menos 3 expressões novas que irão ficar na sua cabeça e, em outro filme, livro ou texto, teu cérebro irá captar com mais facilidade. E o processo só melhora quando você transforma isso num hábito.

aprender-ingles-filmes-e-seriados

Minha série favorita: Stranger Things

FALE – MEXA A SUA BOCA
Se você estiver assistindo um filme ou seriado sozinho, não tenha vergonha de repetir as palavras que eles falam, MOVENDO OS LÁBIOS. Você se lembra de como o cérebro assemelha quando nós fazemos exercícios, com esforço? Então. Não será diferente movendo os músculos da sua face – principalmente a sua língua. Aproveite que o Google translator oferece a opção de escutar o áudio de uma palavra e repita, em voz alta. Seja aquele louco que fala sozinho na rua – mas aprende.

aprender-ingles-mexer-a-boca

APRENDA UMA LETRA DE MÚSICA POR SEMANA
Demorei muitos anos pra gostar de música americana, ainda mais pop music. Uma das coisas que os gringos admiram de nós brasileiros, é que valorizamos muito a nossa cultura. O que é ótimo! Mas vale a pena também encontrar um tempinho pra escutar música em inglês. Você pode escolher entre os seus ritmos favoritos. Porem, sugiro que escolha pop music por dois motivos: por serem mais fáceis de cantar – pelos refrões e velocidade – e porque vai tocar em oda baladinha/festinha que você for no futuro.
Aproveite também o tempo que você gasta no trânsito, seja de carro, ônibus, metrô, trem… Se não estiver dirigindo, melhor ainda! Existe um aplicativo que você pode ver a letra da música em tempo real. Ele vai te ajudar a aprender várias letras de músicas: MusiXMatch

aprender-ingles-letras-de-musicas

QUANDO VIAJAR, FIQUE EM HOSTEIS 
Depois que tive a minha primeira experiência em hostel no Brasil, sem ao menos viajar pra fora do País, decidi que toda vez que viajasse pra fora de São Paulo ficaria em um. O primeiro que fiquei foi o Che Largarto em Ipanema, no Rio de Janeiro. A experiência foi tão bacana, que ao conversar com os gringos (que entenderam perfeitamente que estava tentando falar inglês) tive a oportunidade de ser corrigido e botar pra fora tudo aquilo que tinha estudado. Além de conhecer pessoas do mundo inteiro, o hostel é um excelente lugar pra praticar inglês sem ao menos sair do próprio país.

Hostel Che Lagarto, em Ipanema, Rio

Hostel Che Lagarto, em Ipanema, Rio

SITES PARA ESTUDAR INGLÊS – DE GRAÇA
Existem milhares de sites gratuitos na internet para aprender inglês. Mas ficar com vários é o mesmo que não ficar com nenhum. É preciso de foco. Por isso decidi escolher apenas um para fazer as etapas do curso online, o que me ajudou muito no processo gramatical. O site que adotei foi o Learning English da BBC UK. Mas entre outros, também indico Learning do New York Times e o Learning English do Voa News. Se você não consegue ir para um escola de inglês por “N” motivos, agora não tem desculpa. Basta ter disciplina e dedicar 1 hora por dia nesses sites.

APLICATIVOS PARA APRENDER INGLÊS
O smartphone é um aparelho fantástico, mas é preciso saber usá-lo. Se deixarmos, as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp consomem grande parte do nosso dia por puro vício e no final: você não aprendeu nada a não ser bisbilhotar a vida dos outros. É preciso botar o celular pra trabalhar PRA VOCÊ: aprender inglês no aparelho por ser divertido, só que é preciso criar o habito de abrir os aplicativos certos todos os dias. Segue os que eu mais uso no meu:

Google Translator – irá te ajudar a traduzir aquela palavra rápida do inglês > português ou português > inglês
Dictionary.com – um dicionário incrível que irá te dar o significado das palavras em inglês, com exemplos e sinônimos. Ao explorar cada palavra, você entra em uma viagem de aprender uma atrás da outra.
Duolingo – é um aplicativo 100% gratuito que ensina várias línguas. Além de aprender, você acumula pontos e vê quais amigos também estão “jogando” o game das aulas diárias. Simples e super divertido.

VIAJE – A MELHOR MANEIRA DE APRENDER INGLÊS MAIS RÁPIDO
Viajar pra fora do País é um grande desafio, ainda mais quando você está sozinho. Mas sem dúvida é a melhor maneira de aprender. Passar um mês fora, sendo obrigado a falar outra língua pra sobreviver, vai te garantir um aprendizado muito maior do que fazendo um curso 6 meses, 2 vezes por semana. Além da imersão cultural, você terá uma imersão na língua estrangeira. O problema de nós brasileiros é que vivemos uma cultura baseada no medo de ser criticado – porque crescemos criticando mais do que fazendo. Por isso, não tenha medo de falar errado. Errar faz parte do processo. E o gringos, diferentes de outros brasileiros, terão prazer em te ajudar, te escutar e entender o que você quer falar.

Dia desses recebi um vídeo no WhatsApp dessa brasileira que foi pra Londres pela primeira vez. Apesar dos erros, misturando português e inglês, ela mandou muito bem pela coragem de gravar o vídeo. E isso faz parte do processo de aprendizado. Afinal, a sua língua nativa sempre será a melhor, mas aprender outra língua é um processo, que só funciona quando você ADOTA uma segunda língua, fazendo com que ela faça parte da sua vida, todos os dias.

Espero que este post ajude quem esteja precisando daquela dose de motivação. Aprender inglês é que nem ir academia: é preciso ir todos os dias senão não tem resultado.

*Gostou? Tem alguma dica? Deixe nos comentários!
**Quer ter uma experiência inesquecível morando fora pra estudar e trabalhar? Conheça o Adelaide School, na Califórnia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s