O que faz o Burning Man ser especial é sem dúvidas vivenciar os 10 Princípios da comunidade burn durante os 7 dias no meio do deserto de Black Rock.
Confira quais são e leve eles todos os dias com você. Afinal, esse é um dos objetivos da comunidade Burn, de espalhar o bem pros quatro cantos do mundo:
1 – Auto Expressão Radical: Liberdade para ser você mesmo.
A auto expressão surge dos dons únicos de cada indivíduo. Ninguém mais além do indivíduo, ou de um grupo colaborando, pode determinar o seu conteúdo. E isso é oferecido como um presente para os outros. Neste espírito, quem oferece deve respeitar os direitos e liberdades de quem recebe.
2 – Auto-suficiência | Auto Responsabilidade – você é responsável por você mesmo, mentalmente e fisicamente.
O Burning Man encoraja o indivíduo a descobrir, exercitar e confiar nos próprios recursos internos.
3 – De-comoditização– esqueça do dinheiro – não tem nada para comprar
Para preservar o espírito de presentear, nossa comunidade procura criar ambientes sociais que não são mediados por patrocínios, transações ou publicidade. Buscamos substituir o consumo por experiências participativas.
4 – Não Deixe Rastros: De pó ao pó, deixe apenas pegadas
Nossa comunidade respeita o meio ambiente. Temos o compromisso de não deixar nenhum vestígio físico das nossas atividades. Onde quer que nos reunamos, nós limpamos depois de nós mesmos e procuramos, sempre que possível, deixar tais lugares em melhor estado do que quando os encontramos
5 – Participação: Se envolva. Burning Man é o que fazemos.
Nossa comunidade está empenhada em uma ética radicalmente participativa. Acreditamos que a transformações quer no indivíduo ou na sociedade, podem ocorrer apenas por intermédio de uma profundamente participação pessoal. Alcançamos o ser através do fazer. Todos estão convidados a trabalhar. Todo o mundo é convidado para participar. Nós fazemos o mundo real por meio de ações que abrem o coração.
6 – Inclusão Radical: Todos são bem vindos.
Qualquer pessoa pode ser uma parte do Burning Man. Saudamos e respeitamos o desconhecido. Não existem pré-requisitos para a participação em nossa comunidade.
7 – Presentear: Oferecemos o nosso tempo e esforço livremente.
Burning Man estimula atos de presentear. O valor de um presente é incondicional. Oferecer um presente não contempla um retorno ou uma troca por algo de igual valor.
8 – Co-operação: Juntos somos mais fortes
Nossa comunidade valoriza cooperação criativa e colaboração. Nós nos esforçamos para produzir, promover e proteger as redes sociais, espaços públicos, obras de arte, e métodos de comunicação que apoiam tais interações.
9 – Comunidade: Uma família de indivíduos, nós cuidamos uns dos outros.
Valorizamos a sociedade civil. Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade de bem-estar público e se esforçar para comunicar responsabilidades cívicas para os participantes. Devem também assumir a responsabilidade para a realização de eventos de acordo com leis locais, estaduais e federais.
10 – Imediatismo: Faça o agora valer / esteja aqui agora.
Experiência imediata é, em muitos aspectos, a característica mais importante em nossa cultura. Procuramos superar as barreiras que se interpõem entre nós e o reconhecimento do nosso eu interior, a realidade dos que nos rodeiam, a nossa participação na sociedade, e o contato com um mundo natural superior aos poderes humanos. Nenhuma ideia pode substituir esta experiência.
Curtiu? Criei uma página com algumas dicas para quem quiser ir. Confira aqui.
*Fotos por Sidney Erthal