7 coisas para aprender assistindo Baraka

Baraka é um documentário dirigido pelo americano Ron Fricke, lançado em 1992, que traz uma mensagem incrível e milenar da humanidade. Ele relata os diversos rituais que são feitos pelo ser humano em diversas localidades do mundo. Mostra a forma como os homens reforçam a conexão com a natureza e, apesar do filme ser gravado nos anos 90, expõe muito da realidade de como vivemos hoje nas grandes cidades.

A obra tem uma experiência fotográfica única, sem uma narrativa estruturada, e sim, com uma trilha sonora sensacional que fará você refletir sobre cada recorte de tudo que foi gravado nos 24 países. E o silêncio da palavra nos permite articular outra forma de linguagem: a semiótica das imagens.

Assistir a este documentário pode ser uma maneira de “resetar” a mente e repensar na forma como vivemos e nos conectamos com o universo, com as pessoas e com nós mesmos. Os rituais mostrados durante a obra são de arrepiar! E podem, dependendo das suas crenças, dar um guinada na sua fé espiritual.

Assistindo a ele, pude aprender  7 coisas:

baraka-bali-indonesia

Bali – Indonesia

ESTEJA COM AS PESSOAS
Na maioria dos rituais realizados os praticantes estavam com outras pessoas, juntos, realizando as mais diversas danças, canções, movimentos e fluxos. Olhando de fora, dá pra perceber que a potencia de um ritual em conjunto é muito mais forte, seja ele em uma tribo indígena ou em um metrô lotado = todos são influenciados pela mesma energia.

baraka rio ganges india

Rio Ganges – India

 

ACREDITE
Não importa a sua crença, religião ou filosofia de vida. Basta acreditar. E quando se acredita em algo, você pode fazer coisas sensacionais.

Park Avenue - Nova Iorque

Park Avenue – Nova Iorque

SAIA DO FLUXO
O documentário mostra cenas de grandes cidades, da correria no trânsito, o cansaço das pessoas no trabalho e como isso nos condiciona a uma vida sem sentido e infeliz. Vale reparar, com os seus próprios olhos, a aparência de cada pessoa que está condicionada num ecossistema diferente.

baraka-indian-Brazil

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Muitos rituais mostram as crianças participando das atividades. O que é muito positivo, pois elas possuem muito mais fé do que os adultos. As crianças têm muito a nos ensinar porque ela sonham, por acreditarem em coisas que, com o tempo, nós deixamos de acreditar. E a brincadeira ajuda muito a recuperar essa essência que perdemos com os anos.

Parque Nacional dos Arcos - Utah - EUA

Parque Nacional dos Arcos – Utah – EUA

VIAJE
Você verá filmagens que farão você repensar o seu roteiro de viagem para os próximos anos. Existem lugares fantásticos no mundo e que valem muito mais a pena visitar as cidades que estão na moda. Sem dúvidas, temos muito a aprender nestes lugares.

baraka-2

Masaai Mara – Quênia

OBJETOS PARA QUÊ?
Percebi como os rituais são adornados por objetos preciosos que compõem as atividades sagradas. Roupas, velas, brincos, jóias, bebidas, fumo, são coisas que fazem o ritual se tornar dinâmico e ganhar certo sentido, por reforçarem a crença com um valor externo e material.
Isso também vale para quem vive nas grandes cidades: pessoas que se “vestem bem” (depende do seu conceito de vestir) se sentem melhores, com mais poder e confiança.

baraka amazonia amazon

Amazônia – Brasil

CONTEMPLE
O simples ato de fechar os olhos e sentir o vento, o calor da água, a temperatura, o barulho do mar, do rio e até mesmo da própria respiração, é recorrente no vídeo. Eles fecham os olhos para orar, meditar, dançar e até mesmo ficarem parados. Muitas vezes, esquecemos até de respirar na correria do dia a dia. E a contemplação nos faz voltar ao nosso estado mais humano e vivo, na frequência do universo.

O documentário está disponível em ótima qualidade no YouTube – você pode assistir aqui – mas caso o link não esteja mais disponível, procure como baixar online.

Anúncios

Sobre Gustavo Santi

Blogger @MKTfocus Partner at @LaboratoriumBr Articulist @Ecommerce_Br Twitter @gustavosanti
Esse post foi publicado em Humanismo e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 7 coisas para aprender assistindo Baraka

  1. Alex Hoera disse:

    acredita que ainda não assisti inteiro, porque não queria ver pelo computador, mas depois dessa, já tenho programa pro feriado! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s